Sindicato denúncia interferência da Fieto em negociação e aponta prejuízo a 7 mil trabalhadores
- FESSER-TO
- 30 de mar. de 2023
- 2 min de leitura

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Eletrônico do Estado do Tocantins (STIMMEI-TO) divulgou nota de esclarecimento apontando interferência da Federação das Indústrias do Estado, a Fieto, na negociação da categoria com o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios, o Sindirepa-TO.
Essa situação, segundo os representantes dos metalúrgicos e mecânicos, tem atrasado a convenção coletiva, prejudicando cerca de 7 mil trabalhadores no Tocantins e quase 2 mil empresas.
"A representação patronal não está sendo realizada pelo presidente José Fabrício e sim por um grupo de advogados da Fieto, que, sem conhecimento de negociação coletiva atua sem qualquer base legal, e no ano de 2022 vê-se o nítido objetivo de travar e impedir as negociações. E o que é pior, de forma arbitrária em visível conduta antisindical, tentam determinar que a convenção coletiva seja alterada da maneira que lhes convém", destaca a nota de esclarecimento do STIMMEI-TO, assinadapela presidente Luana Pereira Parente.
Conforme a nota, essa situação é inédita pois antes sempre havia negociação de boa-fé com o Sindirrpa, e centenas de empresários representandos pela entidadesempre respeitaram os acordos. Contudo, até agora não houve qualquer contraproposta à minuta de convenção coletiva apresentada em outubro de 2022 e, isso, pode resultar em uma ação judicial por danos morais coletivos, com prejuízo para os empresários do setor.
"Por fim , nós do STIMMMEI, apesar das recusas e interferências, não descansarem enquanto não concluirmos as negociações coletivas. E se necessário for com a documentação que já acumulamos, faremos denúncias dessas condutas antisindicwis junto ao Ministério Público, Ministério do Trabalho e onde for necessário", destaca a nota.
O atual piso salarial da categoria é de R$ 1.290,62. A minuta do acordo coletivo prevê 6.46% de reposição da inflação para todos os trabalhadores do setor, incluindo os que possuem remuneração acima do piso. O STIMMMEI é filiado a Força Sindical-TO e conta com respaldo da entidade nessa demanda.
Confira a nota pública na íntegra abaixo:






Comentários